terça-feira, 17 de novembro de 2009

Go Ask Ogre: Letters from a Deathrock Cutter

Por Humberto Luminati

O que você faria se vivesse nos anos 80, enfrentasse uma terrível depressão e gostasse de musica gótica? Se você pensou em escrever milhares de cartas para o vocalista de sua banda favorita, acertou.

O livro “Go ask ogre: letters from a deathrock cutter” trata exatamente disso, uma visão de uma adolescente gótica nos anos 80. A adolescente em questão chama-se Jolene, tem 17 anos e o ano é 1987. Cansada de não conseguir encontrar seu lugar no mundo, a menina decide escrever cartas para Ogre, líder da banda Skinny Puppy e seu ídolo. O habito torna-se uma pequena obsessão, e ela passa a escrever quase que diariamente. O vocalista acaba tornando-se uma espécie de confidente invisível.

No decorrer das cartas, acabamos conhecendo uma menina sensível e depressiva, que também é uma cutter - pessoa que se auto-flagela por motivos diversos. As mudanças e acontecimentos da época muitas vezes fazem parte das emoções sentidas por ela ou simplesmente citados, como o medo da aids, a morte de Andy Warhol e Salvador Dali, bem como a cultura pop, álbuns do Christian Death, Bauhaus, Sisters of Mercy, e filmes de Roman Polanski e outros diretores. As cartas, que mesmo sem essa intenção na época que foram escritas, acabaram por formar um grande panorama do final dos anos 80, principalmente de pessoas que se identificavam com a musica e o estilo gótico.

Essas cartas acompanham a narradora por cerca de três anos, passando do final do ensino médio à faculdade, escritas sempre de forma simples. Algumas vezes, frases quase que desconectas formam um bela visão juntas. Os assuntos são desde o péssimo relacionamento com a mãe, empregos e as drogas - uma carta sobre efeito de ácido está muito interessante. Em todas as cartas uma arte impecável era feita nos envelopes - a arte é reproduzida no livro.

Mais interessante ainda é o fato de Ogre ter guardado todas as cartas e devolvido a autora uma década depois - o que originou o livro.

Hoje Joane é formada em artes, fotografia e design gráfico, além de amiga pessoal de Ogre.

O livro não foi lançado no Brasil, mas é fácil de ser comprado online em lojas como a Amazon, que entrega no Brasil.

Titulo: Go Ask Ogre: Letters from a Deathrock Cutter
Autor: Siana, Jolene
Editora: Process (USA)



Um comentário: